InícioPautasA longa viagem dos Reis Magos

A longa viagem dos Reis Magos

O dia 6 de janeiro é uma data simbólica para a cidade do Natal. Ao mesmo tempo em que representa a passagem bíblica em que os três reis magos Melquior, Baltazar e Gaspar encontraram o menino Jesus, remete ao início da construção da Fortaleza de pedra, em 6 de janeiro de 1598. O Forte fica na praia homônima de Natal, margem com o rio Potengi e começou a ser erguido antes mesmo da fundação da cidade, em 25 de dezembro de 1599.

Por conta dessa coincidência, Melquior, Gaspar e Baltazar foram adotados pela história de Natal. O Dia de Reis é uma festa tradicional do calendário católico bastante comemorada na cidade que deu ao bairro de Santos Reis, na Zona Leste, a primazia da celebração.

De acordo com o historiador Itamar de Sousa, as tropas portuguesas, sob o comando do Capitão-mor da Capitania de Pernambuco, Manuel de Mascarenhas Homem, chegaram ao litoral potiguar (na época chamada ‘barra do rio Grande’) já com a ordem de iniciar a construção da fortaleza. Naquele tempo a conquista do litoral nordestino brasileiro pelos portugueses estava ameaçado por corsários franceses, que traficavam Pau-Brasil.

Para a defesa do acampamento, junto à praia, foi iniciada uma paliçada de estacada e taipa, com planta no formato circular, à moda indígena, em 6 de janeiro de 1598 (dia dos Santos Reis), enquanto se procedia à escolha do local definitivo para a fortificação ordenada pela Coroa: um recife, à entrada da barra, ilhado na maré alta e que, na vazante, permitia a comunicação com terra firme (SOUSA, 1885:75).

Visto do alto, a Fortaleza tem o formato de uma estrela. A mesma que simbolicamente levou os três Reis Magos até o menino Jesus. Atualmente, o Forte está sob a jurisdição do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e está aberto à visitação pública. O terreno ao lado foi escolhido pela prefeitura de Natal para abrigar a Fifa Fan Fest.

Serviço:

Fortaleza dos Reis Magos

Avenida Praia do Forte, bairro de Santos Reis, Natal-RN.

Telefone: 3202-9006