Lang.

Menu
InícioPautasO Baobá de Exupéry

O Baobá de Exupéry

Se Natal tem no Morro do Careca seu principal cartão postal, outros tesouros naturais também merecem destaque pela importância e folclore. É o caso do Baobá, árvore de origem africana, localizado na rua São José, no charmoso bairro de Lagoa Seca. O endereço é a caserna de histórias que entraram para o folclore da cidade. O historiador Luís da Câmara Cascudo defendia que o Baobá foi trazido da África pelos escravos. Há outra versão, no entanto, que destaca o holandês Maurício de Nassau como responsável por trazer a espécie, plantada pela primeira vez em Pernambuco, no Jardim Botânico criado por ele em Recife.

Medindo 18 metros de altura e 17 metros de diâmetro, o Baobá é considerado uma árvore sagrada, onde líderes e guerreiros de certas tribos africanas eram enterrados com seus amuletos para que suas almas se misturem à alma da árvore. Com uma vida útil que varia entre três e seis mil anos, tem o nome científico de Adansônia digitata. Reza a lenda que os corpos enterrados dentro do baobá se mumificam. São considerados verdadeiros hotéis da selva, pelo número considerável de insetos, pássaros e macacos que deles se servem como pouso.

O Baobá não é uma árvore comum no Brasil. Ao todo, espalhados pelo país, existem apenas 20 deles. E três estão no Rio Grande do Norte. Além do Baobá de Natal, em Lagoa Seca, a árvore também é encontrada nos município de Nízia Floresta e Macaíba.

Além da beleza, a espécie de Natal é conhecida pelas histórias que o cercam. O clássico O Pequeno Príncipe, do escritor francês Saint-Exupéry, traz um certo Baobá como personagem do livro. Reza a lenda que Exupéry conheceu Natal na década de 30 e foi apresentado justamente ao Baobá de Lagoa Seca pelo aviador Jean Mermoz, pioneiro da aviação comercial na travessia do Oceano Atlântico.

Atualmente, o terreno de 700 metros quadros onde está localizado o Baobá pertence ao advogado e presidente da Academia Norte-riograndense de Letras, Diógenes da Cunha Lima. E o Baobá foi batizado por ele de O Baobá do Poeta. 

 

Serviço

O Baobá do Exupéry

Rua São José , s/n, Lagoa Seca. 

Marca Horizontal

Marca Horizontal

 

Marca Horizontal

Marca Horizontal

Marca Horizontal

Marca Horizontal

Go to top