Lang.

Menu
InícioPautasForró é para todos

Forró é para todos

O chiado da chinela é um som bastante conhecido em Natal. Pergunte a qualquer natalense onde se escuta um forró que você terá a resposta na ponta da língua. Dança típica nordestina, o nome forró tem origem africana. De acordo com o folclorista Luís da Câmara Cascudo, principal estudioso das manifestações populares do país, o forró vem da palavra “forrobodó”, de origem bantu (Tronco linguístico africano, que influenciou o idioma brasileiro, sendo base cultural de identidade no Brasil escravista), e significa: arrasta-pé, farra, confusão, desordem.

Cascudo acreditava que a festa deu origem à dança, hoje, difundida como uma espécie de patrimônio cultural do nordeste brasileiro. Há outra versão, no entanto, que liga o forró à expressão For All (para todos, em inglês). Relacionada à Segunda Guerra Mundial, quando os norte-americanos usaram Natal como base, a expressão não encontra sustentação etimológica. Antes mesmo da guerra, em 1937, os compositores Manuel Queirós e Xerém já haviam registrado a canção ‘Forró na roça’.

Em Natal, durante a Copa do Mundo, a programação será variada. O Mundial da Fifa coincidirá com o mês das festas juninhas, onde o forró é o dono do pedaço. A prefeitura terá uma programação especial dedicada ao forró. E além do poder público, várias casas já tradicionais oferecerão a boa e velha música imortalizada por ídolos populares como Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Marinês, Jackson do Pandeiro e Elino Julião, todos mestres do gênero.

 

Abaixo, algumas dicas de onde encontrar forró em Natal:

 

Zás-Trás ­– Rua Apodi, 500, Tirol. Contato: 3211.1444

Forró com Turista (Centro de Turismo) - R. Almirante Barroso, S/N - Praia do Meio. Contato: 3211-6218

Rastapé - Rua Aristides Porpino, 2198 - Ponta Negra. Contato: 3219-0181

Casa do Matuto - Avenida Presidente Café Filho, 700 - Praia dos Artistas. Contato: 3202-4107

Marca Horizontal

Marca Horizontal

 

Marca Horizontal

Marca Horizontal

Marca Horizontal

Marca Horizontal

Go to top