Lang.

Menu
InícioPautasO embaixador das embaixadinhas

O embaixador das embaixadinhas

A corrida anual de São Silvestre, que movimenta o final de ano em São Paulo, traz há 14 anos um ilustre desconhecido.  O natalense José Luiz do Nascimento passaria despercebido entre milhares de atletas profissionais, amadores e curiosos não fosse por um detalhe: ele corre fazendo embaixadinhas. Equilibrando uma bola nos pés, Zé Luz percorre, aos 64 anos de idade, os 15 quilômetros da prova mais disputada do país para chegar ao Guiness Book. Desde 2010 ele completa a corrida e corre com bola de futebol, frescobol e até limão. 

A paixão pela bola e as embaixadinhas vem desde criança, mas a brincadeira virou coisa séria quando o coordenador de lazer do Sesi Natal, Jamilson Martins, o convidou no ano 2000 para a corrida natalina daquele ano. O convite veio com uma promessa: se ele conseguisse completar a prova fazendo embaixadinhas, o coordenador conseguiria uma passagem área para leva-lo até a corrida mais famosa do país no final do ano. A provocação foi aceita e cumprida.  Governador na época, Garibaldi Alves Filho, hoje senador, conseguiu as passagens.

 

A primeira participação foi apenas para cumprir tabela por conta da falta de preparo físico. Mas Zé Luz tomou gosto pela coisa, passou a treinar forte e o desafio de completar os 15 quilômetros da prova equilibrando uma bola nos pés ganhou corpo. Na sétima tentativa, em 2006, o maratonista abandonou a corrida depois de 12 quilômetros com os pés machucados e calos de sangue.

No ano seguinte, no entanto, Zé Luz passou pela maior decepção. Ele vinha bem na prova e tudo indicava que, enfim, completaria a corrida fazendo embaixadinhas. Porém, após 13,6 Km em 2 horas e 30 minutos, um fã enlouquecido agarrou o natalense e derrubou a bola. Zé Luz ficou furioso e tentou bater no sujeito, mas se conteve e abandonou a corrida.

Após as frustrações e muito treinamento, Zé Luz completou as provas de 2010, 2011, 2012 e 2013. A meta, agora, é reduzir o tempo. No ano passado, cruzou a linha de chegada depois de 3 horas e 5 minutos. Com a marca, espera entrar no ranking do livro dos recordes. 

Serviço

 

Zé Luís, o rei das embaixadinhas de Natal

Telefones: (84) 9107.7457 / (84) 8778.0732 / (84) 9810.2584 

Marca Horizontal

Marca Horizontal

 

Marca Horizontal

Marca Horizontal

Marca Horizontal

Marca Horizontal

Go to top