Lang.

Menu
InícioPautasCarne no varal

Carne no varal

Em matéria de gastronomia, o Rio Grande do Norte e a carne de sol mantém uma relação íntima de amor. No interior potiguar, a cultura nordestina aparecia com pedaços de carne estendidos nos varais das casas. Hoje, a tradição segue mais tímida junto às famílias. Já nas feiras, a carne exposta ao sol continua ornamentando as barracas. 

No clássico ‘A história da alimentação no Brasil’, o historiador Luís da Câmara Cascudo contou que a carne-seca pela exposição solar é pré-histórica, mas posterior à exposição ao fogo. A primeira carne secou sendo aproximada do fogo e não do calor solar. No Brasil dos primeiros séculos a menção é mínima. Para Cascudo, não parece que a “nossa carne-do-sertão, carne-de-vento, carne-de-sol” habitual nos sertões tenha sido uma influência indígena.

Historicamente o português possuía a tradição de secar ao sol frutas, notadamente peixes e sequeiros de bacalhau. Do peixe passou às carnes, utilizando a mesma técnica. Nasceria esta na orla do mar, entre pescadores, conservando o pescado para revendê-lo para o interior. O sol do Brasil, que justificaria o processo, não o determinou para os indígenas. Apesar de uma ou outra informação fortuita, o indígena não salgava carnes e peixes para conservá-los. Era condimento raro. O mesmo ocorria na Ásia, África, Polinésia, e Melanésia. Salgar seria elemento do ciclo da agricultura, imposto pela deficiência do cloreto de sódio nos cereais. Assar a carne em cima da fogueira, atravessando-a pela vara; espeto, e o fogo aceso sobre a laje, teria sido, evidentemente o primeiro fogão, cozinha e aquecimento.

Embora, no Rio Grande do Norte, o município de Caicó leve o título de ‘cidade da carne-de-sol’, Natal também já teve tradição de servir o bom prato. Acompanhada geralmente de macaxeira, feijão verde, paçoca, pirão de queijo e arroz de leite (ou branco).

Serviço:

Alguns restaurantes onde encontrar uma boa carne de sol:

Ancora caipira - Rua Seridó, 745 - Petrópolis

Tábua de carne - Av. Eng. Roberto Freire, 3241 – Capim Macio

Farol bar - Avenida Governador Silvio Pedroza, 105 - Areia Preta

Bidoca - Rua São José, 1197 - Lagoa Nova

Paçoca de pilão - Avenida Deputado Márcio Marinho, 5708 - Pirangi do Norte

Marca Horizontal

Marca Horizontal

 

Marca Horizontal

Marca Horizontal

Marca Horizontal

Marca Horizontal

Go to top