InícioPautasEnergia Eólica no RN

Energia Eólica no RN

O mundo busca cada dia mais a utilização de energia renovável para sua matriz energética, tendo em vista a preocupação com o desenvolvimento sustentável do planeta. A Organização das Nações Unidas (ONU) aponta que as energias renováveis atualmente geram mais empregos que a indústria de combustíveis fósseis.

O Worldwatch Institute estima que haverá um crescimento no mercado de energias renováveis em todo o mundo de US$ 630 bilhões até 2030. Se esta projeção for concretizada, serão gerados ao menos 20 milhões de empregos diretos e indiretos, com 2 milhões no mercado de energia.

O Rio Grande do Norte é hoje o estado brasileiro com maior capacidade instalada de energia gerada por parques eólicos. Os bons números são da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) que destaca o RN com 736,7 MW de capacidade instalada nos 29 parques em operação.

Em primeiro lugar no ranking da Agência, o Rio Grande do Norte superou o Ceará, Bahia e Rio Grande do Sul, e atualmente tem 52 parques eólicos em construção que aumentará em 1447,6 MW a capacidade instalada. Até 2018 deverão ser construídos outros 49 parques, representando mais 1349,7 MW de energia gerada em solo potiguar.

Com investimentos privados da ordem de R$ 14 bilhões no setor eólico, a estimativa do Governo do Estado é que o segmento se mantenha em crescimento nos investimentos privados, emprego e renda.

Com uma política energética apoiada na manutenção da competitividade do setor aliada à inovação tecnológica, o Governo do Rio Grande do Norte trabalha com o projeto do Parque Tecnológico de Energia, que será construído na região metropolitana de Natal e reunirá em um mesmo espaço, empresas, universidades, instituições de pesquisa e órgãos governamentais.

Com recursos da ordem de R$ 42 milhões assegurados pelo programa RN Sustentável, o foco do Parque Tecnológico de Energia do RN será ampliar o acesso das empresas de energia e instituições de ensino e pesquisa à ciência e tecnologia, o que contribuirá para inovação e desenvolvimento de novas tecnologias além da adaptação das já existentes às condições de vento e radiação solar local.

ENERGIA EÓLICA NO RN

• 736,7 MW de capacidade instalada
  • 29 Parques Eólicos em operação
  • 52 Parques Eólicos em construção que aumentará em 1447,6 MW a capacidade instalada.
  • Até 2018 deverão ser construídos outros 49 parques, representando mais 1349,7 MW de energia gerada em solo potiguar.

FONTE

O coordenador de Desenvolvimento Energético da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico (SEDEC), José Mário Gurgel, é a fonte inicial indicada, pois o mesmo pode informar dados técnicos e posteriormente contatos dos investidores de energia eólica no estado.

TELEFONE: +55 84 3232 – 1734 SEDEC

+ 55 84 8125-4735 – CELULAR FUNCIONAL

+ 55 84 9109-6757 – CELULAR

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO - SEDEC:

Maysa Úrsula – + 55 84 9971-7789

+ 55 84 8169-5165