InícioPautasSetur e Senac capacitam centenas de funcionários de turismo para a Copa

Setur e Senac capacitam centenas de funcionários de turismo para a Copa

Por Setur

O Pronatec é o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego. Neste caso, a modalidade de curso é o Copa na Empresa: uma promoção do Ministério do Turismo, coordenado, no RN, pelo Governo do Estado, via Secretaria de Estado do Turismo do RN (Setur RN), e conta com a parceria da oferta de cursos do Senac para qualificação de profissionais.

Já são mais de 600 alunos concluintes ou prestes a concluir algum dos cursos oferecidos pelo Pronatec Copa na Empresa, no Rio Grande do Norte.
Em 2013, a equipe da Setur visitou as seis cidades contempladas com o Pronatec Copa na Empresa no RN (Natal, Canguaretama, Baía Formosa, Maxaranguape, Parnamirim e Tibau do Sul). O intuito foi mobilizar empresários da atividade turística a empregar seus funcionários nos 54 cursos oferecidos pelo Programa, para expandir, interiorizar e democratizar a oferta dos cursos.
Podem participar empregados dos setores de hotelaria, alimentação fora do lar, agenciamento de viagens turísticas de emissivo e receptivo, organização de eventos, aluguel de veículos e transporte de turistas. A carga horária mínima é de 160 horas. O aluno recebe ajuda de R$ 2 a hora aula.
Os cursos são: governanta em meios de hospedagem; técnico de guia de turismo; agente de informações turísticas; espanhol e inglês aplicados a serviços turísticos; auxiliar de cozinha, recepcionista de eventos; monitor de recreação; organização de eventos; camareira em meios de hospedagem; garçon; padeiro/confeiteiro; e pizzaiolo.

- Eis as turmas concluintes ou em fase de conclusão:

Em Natal

- 2 turmas da Associação de Padeiros e Confeiteiros (padeiro e confeiteiro);

- 1 turma da Associação de Padeiros e Confeiteiros (auxiliar administrativo);

Em Parnamirim

- 5 turmas da Associação dos Moradores de Pirangi do Norte (2 cursos de inglês, 2 auxiliar de cozinha e uma turma de garçon);

Em Baía Formosa

- 4 turmas oriundas de bares, restaurantes e pousadas (3 turmas de inglês e 1 turma de auxiliar de cozinha);

Em Tibau do Sul

- 3 turmas de bares, restaurantes e pousadas (inglês).

CONTATOS PARA ENTREVISTA

- Gina Robinson (secretária estadual de Turismo): 8137-2081

- Helder Cavalcante (diretor regional do Senac):

Site do Pronatec:

www.pronateccopa.turismo.gov.br