Lang.

Menu
InícioPautasAs Rendeiras de Jacumã

As Rendeiras de Jacumã

RENDEIRAS3

Há cinco décadas nas comunidades praieiras de Jacumã e Muriú, uma tradição é transmitida de mãe para filha. A arte de confeccionar peças em renda, foi iniciada em meados de 1960, passou um tempo esquecida e foi reativada em 2003, com a criação da Associação das Rendeiras de Jacumã.

A atividade que já foi o principal meio de sobrevivência das artesãs e suas famílias, chama atenção pelos traçados e desenhos, que fazem da comunidade, localizada a 35km, da capital potiguar, um atrativo a parte do destino turístico, que é um dos mais procurados do litoral norte.

De acordo com a artesã Marta Siva, as peças na maioria panos de bandeja e caminho de mesa, são vendidas para turistas vindo do mundo inteiro. "A rota é facilitadora, diariamente muitas pessoas visitam a praia, principalmente nos passeios de bug, o que fortalece a nossa produção", frisa Marta, que demonstra preocupação com a possível extinção da técnica, pois as atuais e futuras gerações se mostram desinteressadas pela tipologia.

As rendas estão expostas a venda em uma loja de artesanato no restaurante Naf Naf, a beira mar, de segunda a sexta-feira, das 13h as 17h. O horário da manhã é dedicado a fabricação das rendas, pelas seis mulheres que se dedicam a cultivar a prática nas almofadas.

 

Texto: Jhancy Richelm

Fotos: Cedidas

 

Fontes: Marta - Rendeira (3228-2531) 

             Geralda - Rendeira (8884-3819) 

Marca Horizontal

Marca Horizontal

 

Marca Horizontal

Marca Horizontal

Marca Horizontal

Marca Horizontal

Go to top