Lang.

Menu
InícioPautasParnamirim abriga centro de lançamento de foguetes

Parnamirim abriga centro de lançamento de foguetes

Nem só com belezas naturais, o turista pode se deparar ao passear em Parnamirim. No caminho para as praias do Litoral Sul, na Rota do Sol, está o Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), conhecido simplesmente como Barreira do Inferno. O local, fundado em 1965, se tornou a primeira base aérea de foguetes da América do Sul, sob responsabilidade da Força Aérea Brasileira para lançamentos de foguetes.

Localizada a 12 km de Natal, a Barreira do Inferno concentra operações de lançamento de foguetes de pequeno e de médio porte. O local foi escolhido pois é próximo do equador magnético; aproveitava o suporte logístico já existente; a região apresenta baixo índice pluviométrico; grande área de impacto representado pelo oceano e condições de ventos predominantemente favoráveis.

O centro é aberto a visitação da população e turistas, porém deve-se fazer um agendamento. No entanto, quem passa pela rodovia pode parar para fazer fotos com réplicas de aviões e foguetes que remontam a história da aviação no Brasil e da base de lançamentos. Além disso, foi criado o Museu Aeroespacial que conta a história do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno. Um lugar que vale a pena conhecer.

O local da base é vizinho ao campo dunar do bairro de Ponta Negra e ganhou esse nome dos pescadores que, ao amanhecer, viam os reflexos do sol tornarem as falésias do local vermelhas como fogo.

Coordenador de Turismo do Município de Parnamirim: Paulo Lopes 84– 9981.7199; 8846.8759

Marca Horizontal

Marca Horizontal

 

Marca Horizontal

Marca Horizontal

Marca Horizontal

Marca Horizontal

Go to top