Lang.

Menu
InícioPautasParnamirim Field: uma base americana durante a 2ª Guerra

Parnamirim Field: uma base americana durante a 2ª Guerra

A região de Parnamirim já era destaque para os pioneiros da aviação brasileira na década de 30. Mas foi com a eclosão da Segunda Guerra Mundial e a aliança entre Brasil e Estados Unidos (mais precisamente em 1941) que a cidade ganhou destaque em todo mundo. O “Parnamirim Field” – de onde partiam os aviões para combaterem os nazistas e seus aliados na Europa e pontos estratégicos na África – era a base americana identificada nos mapas como Trampolim da Vitória. De fato, a posição estratégica da cidade garantiu aos EUA a conquista de diversos pontos até a derrota da Alemanha no confronto.

Em termos estratégicos, Parnamirim Field foi a base de um triângulo que apontava para o "teatro de operações" (o norte da África e o sul da Europa), onde a sorte dos aliados contra os nazistas estava sendo lançada. A proximidade com o outro lado do Atlântico tornava Parnamirim especialmente estratégica.

 

A cidade ainda guarda em sua vocação o gosto pelos ares. É em Parnamirim que está localizado o Aeroporto Augusto Severo que, durante muitos anos foi o principal terminal internacional de Natal, e se torna agora com a construção do Aeroporto de São Gonçalo do Amarante, base para operações militares da Força Aérea Brasileira.

 

Coordenador de Turismo do Município de Parnamirim: Paulo Lopes 84– 9981.7199; 8846.8759

Marca Horizontal

Marca Horizontal

 

Marca Horizontal

Marca Horizontal

Marca Horizontal

Marca Horizontal

Go to top