Lang.

Menu
InícioPautasMaior Cajueiro do Mundo: frutos cheios de sabor e beleza em pirangi

Maior Cajueiro do Mundo: frutos cheios de sabor e beleza em pirangi

www.forestcom.com.br

A natureza presenteou a praia de Pirangi, no município de Parnamirim, Região Metropolitana de Natal, de uma das mais curiosas obras: o Maior Cajueiro do Mundo. Localizado a cerca de 25 km da capital potiguar, a árvore foi registrada no Guiness Book no ano de 1994. A planta que ocupa uma área de 8.500 m² , o que corresponde a um agregado de 70 cajueiros de porte normal é um dos nossos cartões postais mais visitados no Brasil.

A árvore cresceu fruto de uma anomalia fitoteratológica - fito (planta) terato (monstruosidade) lógica (estudo): do seu tronco saíram dezenas de galhos que se transformaram em outros verdadeiros troncos. A profundidade das raízes é de um a dois metros e a do tronco principal de 20 a 25 metros , por isso todos dependem do tronco. Estima-se que se houvesse espaço para seu crescimento poderia alcançar de 30.000 a 40.000 m² .

 

Apesar da anomalia, o Cajueiro produz deliciosos cajus na época de safra, encantando os visitantes. De novembro a janeiro, a árvore chega a produzir de 70 a 80 mil cajus, o equivalente a 2,5 toneladas. Durante o período da Copa, a Prefeitura de Parnamirim vai montar uma estrutura onde os turistas poderão degustar algumas dos pratos que podem ser produzidos com cajus: desde sucos e coquetéis, até comidas de sabor agridoce como o pastel de caju poderão ser degustados.

 

HISTÓRIA

A área em que se encontra o Cajueiro era antigamente um sítio de propriedade do senhor Sylvio Pedrosa (ex-prefeito de Natal) e que posteriormente foi doado ao Governo do Estado. Segundo os habitantes mais velhos da região, a árvore tem aproximadamente 110 a 120 anos de existência.

O local recebe cerca de 800 mil visitantes por ano. Ao lado do maior cajueiro do mundo, artesãos sobrevivem vendendo produtos artesanais como redes, rendas, chapéus de palha e comidas típicas.

No complexo do maior cajueiro do mundo você pode entrevistar os artesãos, guias que conhecem a nossa história, turistas, moradores e o presidente da Associação dos Moradores de Pirangi.

Contato:

Presidente da Associação dos Moradores de Pirangi e Administrador do Cajueiro: Francisco Cardoso – telefone: (55)84 3238.2975 – 3238.1080 – 9186.2710 – 8896.4645

Coordenador de Turismo do Município de Parnamirim: Paulo Lopes 84– 9981.7199; 8846.8759

 

Marca Horizontal

Marca Horizontal

 

Marca Horizontal

Marca Horizontal

Marca Horizontal

Marca Horizontal

Go to top