InícioPautasExposição Itinerante ‘Índios: Os Primeiros Brasileiros’ chega a Natal

Exposição Itinerante ‘Índios: Os Primeiros Brasileiros’ chega a Natal

Exposição conta a história do Brasil na visão dos nossos primeiros habitantes, os índios

O Museu Câmara Cascudo da UFRN – MCC/UFRN recebe a partir do dia 10 de junho a exposição “Indíos: Os Primeiros Brasileiros”. A exposição, que fica até o dia 27 de setembro, é aberta para todos os públicos, de segunda à sexta, das 09h às 17h, e no sábado das 13h às 17h. O valor de entrada é de R$ 2,00 (inteira), exceto para grupos de escolas públicas com visitas agendadas, idosos acima de 60 anos e crianças com até 6 anos, que não pagam entrada.

A exposição “Índios: Os Primeiros Brasileiros” propõe ao visitante um passeio pela história do Brasil assinalando as diferentes formas pelas quais os indígenas foram vistos e incorporados ao processo de construção nacional. Com foco na região Nordeste, ela está integrada por quatro espaços distintos – o primeiro encontro, o mundo colonial (a história que se pode ler nos livros e documentos), o mundo indígena (outra narrativa) e o Brasil contemporâneo (com suas lutas e desafios).

Índios - Os primeiros brasieiros - Imagem 02

“Indíos: Os Primeiros Brasileiros” tem como objetivo estimular um processo de reavaliação efetiva do nós e do eles, oferecendo ao público imagens e informações de natureza histórica e cultural, apresentando as culturas indígenas como algo vivo e dinâmico, sobretudo propiciando uma identificação positiva com tais coletividades.

“Esta é uma exposição itinerante em parceria com o Museu Nacional da UFRJ – MN/UFRJ, e o Departamento de Antropologia da UFRN – DAN/UFRN. A exposição ia ser montada somente em agosto, durante o Congresso da Associação Brasileira de Antropologia, mas, por causa da Copa do Mundo, resolvemos antecipar”, afirma a diretora do MCC/UFRN, professora Sônia Othon.

Índios - Os primeiros brasileiros - Imagem 01

Dialogando com a exposição do Museu Nacional, teremos a mostra “Índios no Rio Grande do Norte: autoafirmação étnica e contemporaneidade”. Que tem, segundo a antropóloga do museu e curadora da exposição Jussara Galhardo, como objetivo oferecer ao público visitante informações que irão facilitar o entendimento da realidade contemporânea dos grupos indígenas no Estado do Rio Grande do Norte “em seus processos de autorreconhecimento étnico e de suas lutas políticas por meio do movimento indígena”.

índios - Os primeiros brasileiros - Imagem 03

Durante o mês da copa a exposição contará com horários especiais, para isso montamos um calendário de funcionamento durante o mês de junho. Além de abrir de terça a sábado, abriremos também aos domingos das 13h às 17h, nos dias de jogos da seleção brasileira o expediente será até às 13h e em dia de jogos na cidade do Natal o museu não abrirá. Lembrando que grupos com mais de dez pessoas devem agendar sua visita pelo telefone 84 3342-4912.

Exposição “Índios: Os Primeiros Brasileiros”

Onde: Museu Câmara Cascudo/UFRN
Quando: de 10 de junho a 27 de setembro