InícioNotíciasPolo midiático instalado na UFRN serve de base para jornalistas de todo o mundo.

1

Pegando carona nas oportunidades que a Copa do Mundo da Fifa proporciona, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) se transformou num Centro de Mídia para profissionais de comunicação de todo o mundo. À disposição dos profissionais, parte da estrutura de computadores e conexão à internet em diferentes pontos da Universidade. Uruguaios, americanos, mexicanos e jornalistas de diversas nacionalidades usufruíram dos serviços disponibilizados pela Superintendência de Comunicação da UFRN em parceria com o Governo do Estado e Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (Fiern).

Entre os dias 18 e 19 de junho, jornalistas japoneses da Nippon Television, popularmente conhecida como NTV, se instalaram no prédio do instituto Metrópole Digital, no Campus Universitário. Para auxiliar as transmissões nipônicas da Copa do Mundo 2014, equipamentos como geradores de energia elétrica e computadores foram colocados à disposição dos profissionais. Além disso, o sistema de internet em banda larga proporciona o envio de vídeos e reportagens para diversos países do mundo num curto intervalo de tempo.

Com uma visão privilegiada da Arena das Dunas, câmeras de vídeo foram posicionadas na parte superior do prédio, de onde foram feitos links ao vivo e matérias especiais para a NTV.

O coordenador do projeto, professor Joaz, relatou a experiência com os japoneses. O coordenador destacou que os jornalistas japoneses agiram de forma profissional e agradeceram a cordialidade dos integrantes da Universidade que trabalharam na montagem da estrutura para atendimento à imprensa. Além disso, as instalações da UFRN foram elogiadas pelos japoneses.
Reportagem: Pollyana Galvão e Norton Rafael.

Texto por: Raphael Dumaresq e Norton Rafael.
Foto por: Raphael Dumaresq.