Lang.

Menu
InícioNotíciasCurta São Miguel do Gostoso! / Just São Miguel do Gostoso

Curta São Miguel do Gostoso! / Just São Miguel do Gostoso

Curta São Miguel do Gostoso! / Just São Miguel do Gostoso

São Miguel do Gostoso

Roteiro 1 - Esportivo

08h00 - Café da Manhã na Praia do Santo Cristo, visita às escolas Gostoso e Dr. Wind, Jack Sparrows e pousada Mi Secreto,
- passando pela Praia do Cardeiro no Club Kauli Seadi
- na Praia da Xepa com J. Xêpas, Gostoso Ecotur, Idéia de Jerico e Jardim do Seridó, Ponto de InformaçõesTurística
- Reduto
12h00 - Praia de Tourinhos com almoço.

Roteiro 2 - Histórico Cultural

11h00

- Praia do Santo Cristo,
- Praia do Cardeiro 
- Praia da Xepa - Ponto de Informações Turística - Almoço
- Igreja
- Museu Casa de Taipa
- Tourinhos
17h00- Praia do Marco

Roteiro 3 - Completo

das 08h00 às 18h00

Temos oficinas de kite, wind e também pernoite.

SÃO MIGUEL DO GOSTOSO

O Município foi fundado oficialmente em 29 de setembro de 1884, exatamente, no dia dedicado a São Miguel pelo missionário frei João do Amor Divino. Nesse dia, segundo informações de moradores mais antigos da localidade, o missionário fincou na praia hoje denominada Maceió, um cruzeiro com o objetivo de marcar a data. Inicialmente o local do cruzeiro foi usado de forma improvisada para a celebração de missas, de batizados e de casamentos e posteriormente passou a ser utilizado como cemitério.

ORIGEM DO NOME GOSTOSO

Conforme tradução oral do povo, transmitida de geração em geração, havia um senhor morador do lugarejo, de nome Manoel, que recebia em sua residência as pessoas que aqui apareciam. Como era de costume na época, Manoel, reunia as pessoas junto a um frondoso cajueiro, para contarem seus "causos", anedotas e histórias de vida.

Seu Manoel era dono de um humor fora do comum, o tipo de pessoa que, após contar seus "causos" era quem dava a risada maior e por isso começou a ser chamado de Manoel Gostoso, Seu Gostoso... e como até aquela época o lugarejo não tinha nome, sem muito esforço, o lugar começou a ser chamado de "Gostoso".

ORIGEM DO NOME SÃO MIGUEL

Segundo o relato do Sr. Cícero Carneiro (*), muitos anos depois do povoado se chamar Gostoso, o Sr. Miguel Felix Martins, morador, encontrava-se enfermo e fez uma promessa a São Miguel Arcanjo que, se ficasse bom, construiria uma capela e colocaria nela a imagem de São Miguel.

O pedido foi atendido e seu Miguel recuperou-se, então a capela foi construída e a imagem foi colocada no seu devido lugar, no altar. O Santo, então, foi aceito com padroeiro da cidade.

Com o passar do tempo, a população, sem medo de cometer sacrilégio, juntou o nome "São Miguel" a "Gostoso". E foi assim que o lugarejo ficou conhecido como São Miguel do Gostoso.

Pela Lei nº 6.452, de 16 de julho de 1993, São Miguel do Gostoso conquistou sua emancipação política desmembrado de Touros e elevado a condição de município do Rio Grande do Norte com o nome de São Miguel de Touros. Por força de plebiscito alguns anos após, o município voltou a denominação de São Miguel do Gostoso, oficialmente.

Gostoso possui belezas e encantos únicos, o nome não poderia ser outro, praias de muito charme e belezas indescritíveis.

PRAIAS

PONTA DO SANTO CRISTO

Conta a história que no ano de 1501 os índios que viviam nesta região, como protesto à invasão dos expedicionários, queimaram em uma fogueira um padre que fazia parte deste grupo. Séculos depois foi encontrado no local um crucifixo, dando o nome à praia. Hoje o local tornou-se palco de um belo pôr do sol e é apreciada por velejadores do mundo inteiro e considerada como a melhor praia do Brasil para os esportes de vela, com temporada de ventos de outubro a março.

PRAIA DO CARDEIRO
A denominação Cardeiro é dada pela quantidade de cactos que existiam naquele local. Nas épocas de chuva, a vazante que percorre a cidade vai de encontro com o mar, tornando-se um belo espetáculo da natureza para ser apreciado ou apenas sentar-se para uma boa pesca ou um bom papo.

PRAIA DA XÊPA
Por volta de 1943/44, na época da Segunda Guerra Mundial, tropas do exército brasileiro se instalaram na vila para defender nossa orla. As refeições eram distribuídas na praia e era chamada "hora da xêpa". Os alimentos eram fartos e sempre era doado uma parte à população. Hoje, o lugar nos faz lembrar apenas paz, tranqüilidade, provando o que é Gostoso. Localização: praia central de São Miguel do Gostoso

PRAIA DE MACEIÓ
Maceió é o nome dado à formação de uma lagoa através das águas da chuva. Local de águas calmas e sempre de belas paisagens, esta praia tem um charme muito especial, onde mais vale sentar-se e esperar o tempo passar tranquilamente, observando os pescadores trazendo as delícias do mar.

PRAIA DE TOURINHOS
Local paradisíaco com formações rochosas de dunas petrificadas há mais de 2.500 anos. Algumas formações se assemelham a um rebanho de touros ou tourinhos, daí o nome. Ao encher a maré temos o Suspiro da Baleia, um buraco em uma pedra à beira mar, que faz jorrar um jato d´água, um espetáculo com hora marcada. Uma belíssima enseada, onde pode-se nadar à vontade e com segurança, apreciando corais e peixes coloridos, estrelas do mar e várias outras espécies marinhas.

PRAIA DO REDUTO
Desde 1654, com a expulsão dos holandeses de Touros, alguns holandeses decidiram não regressar para seu país de origem, refugiando-se nesta praia, fundando assim, um reduto . A formação da comunidade se deu a beira da lagoa do Reduto, e a maior prova da passagem dos holandeses é a existência de pessoas de olhos claros e loiros. O vilarejo possui uma tradição ainda mantida viva, as Labirinteiras, mulheres que produzem artesanato de labirinto no algodão.

PRAIA DO MARCO
Estudos comprovam que no ano de 1501, na praia do Marco, aportou a primeira expedição portuguesa ao Brasil. No local existe uma réplica do Marco original deixado naquela data e o original se encontra no forte dos Reis Magos em Natal. Tombado e reconhecido como monumento nacional, sendo o mais antigo padrão colonial chantado no Brasil e o primeiro monumento trazido da Europa , o Marco mostra que o Brasil nasceu juridicamente no Rio Grande do Norte.

LOCALIZAÇÃO

São Miguel do Gostoso está situado no leste Potiguar, na Costa das Dunas, Região do Mato Grande, distando 102 km de Natal.

COMO CHEGAR:

De Natal, saia pela Av. Bernardo Vieira em direção ao Litoral Norte, pegue a BR 101 sentido norte, por aproximadamente 90 km, passando a entrada de Touros, onde há o trevo para São Miguel. Depois do trevo são mais 15 km até Gostoso.

INFORMAÇÕES GERAIS:

Nome: São Miguel do Gostoso
Unidade Federativa: Rio Grande do Norte
Gentílico: Gostosense
Localização: 05° 07' 30" S 35° 38' 20" O
Mesorregião: Leste potiguar
Microrregião: Litoral nordeste

Municípios limítrofes:
Norte - Oceano Atlântico
Sul e Leste - Touros
O - Pedra Grande e Parazinho

Distância de Natal: 102 km
Área: 344 km2 (IBGE 2010)
Bioma: Caatinga
Clima: Tropical
População: 8.670 habitantes (IBGE 2010), hoje estima-se 10mil habitantes.
Densidade: 25,29 hab./km²
Fuso Horário: UTC - 3
Temperatura média: 30 graus Celsius
Temperatura média da água: 28 graus Celsius
Moeda: reais (R$)
Tensão Elétrica: 220V

MARCO DA NOSSA HISTÓRIA

Registro mostram que a região de São Miguel do Gostoso foi o local da chegada dos primeiros exploradores portugueses. A tese, defendida pelo pesquisador Lenine Pinto e pela pesquisadora Tânia Teixeira, a partir de relatos do escritor Câmara Cascudo, confronta dados "oficiais" da história do Brasil.

No Arraial do Marco ou praia do Marco encontra-se a replica do "Marco" original, monumento deixado pelos Portugueses no ano de 1501, local esse, sendo também questionado sobre a possibilidade de ter sido nesta praia e não na Bahia a primeira terra avistada por Pedro Álvares Cabral. Em breve no Arraial do Marco será construído um museu para abrigar o "Marco" original.

VENTOS QUE SOPRAM

Considerada por profissionais e amantes dos esportes a vela como uma das melhores praias no Brasil para a pratica do Kite e WindSurf, com condições geográficas perfeitas e extenso banco de areia, Gostoso se destaca com escolas para quem estiver disposto a aprender esses esportes ou evoluir sentindo os ventos alísios que sopram neste paraíso. Escolas como Dr. Wind, Escola Gostoso e o Clube Kauli Seadi, proporcionam aulas na temporada de ventos, que vai de outubro a março.

STAND UP PADLLE

Aulas de stand up (ou SUP, como é conhecido) nas Lagoas e rios da região ou na maré baixa são outra boa opção. Consulte Virna Schmidt da Bodega Café.

PASSEANDO DE BUGUE

Uma excelente opção de passeio é conhecer a região de Bugue, passando por praias desertas, trilhas a beira mar e um visual para ficar na memória de todos. Algumas agências de passeios alugam bugues e a Associação dos Bugueiros tem os carros com motorista. Ma atenção, na orla urbana de Gostoso é proibido a circulação de veículos na praia e nos demais locais deve-se tomar cuidado com os ninhos das tartarugas.

PEDALAR É MAIS GOSTOSO

Conhecer e explorar Gostoso de bicicleta por trilhas e rotas passando por culturas e vegetações, visual sempre especial e de forma saudável com boas companhias. Informe-se no Catavento (Bodega Café) ou na agencia Gostoso EcoTur (praia da Xepa).

CAVALGAR AO POR DO SOL

Para quem gosta de passeios à Cavalo uma boa opção ao começo do dia por trilhas à ou a beira mar por do sol é cavalgar por Gostoso. Conheça a cidade passeando à Cavalo... A Pousada Mar de Estrela dispõe deste serviço ao turista.

ECOTURISMO

São Miguel do Gostoso também é conhecida por ter, durante o ano todo, a presença de tartarugas marinhas. Além da desova e do trabalho da ONG AMJUS, que monitora voluntariamente os ninhos, as tartarugas também vêm alimentar-se na região. Em alguns períodos, como o mês de Junho, é possível ver a eclosão de tartarugas.

TURISMO RURAL E ARTESANATO

Labirinteiras, agropecuária, artesanato em tabua, casa de farinha, fábrica de doces, são alguns dos atrativos do Turismo Rural ainda em desenvolvimento em São Miguel do Gostoso.

EVENTOS

O calendário de eventos da cidade ainda está sendo elaborado, mas Gostoso já tem algumas festas tradicionais:

• CARNAVAL - blocos de rua e festa na praia com bandas locais são os atrativos de um Carnaval de rua tranquilo e familiar. Durante os cinco dias, 11 blocos distribuem-se na cidade animando os foliões.
• PAIXÃO DE CRISTO - O teatro apresentado pelo Grupo Nóis na Rua e a ONG CDHEC/TEAR emociona os turistas e moradores durante a Páscoa.
• SÃO JOÃO - no mês de junho são realizadas diversas Festas, tanto a oficial do Município quanto Arraiais da comunidade.
• PROCISSÃO DE SÃO PEDRO - no dia 29 de junho e realizada pela Colônia dos Pescadores e Associação a tradicional procissão. Os fiéis acompanham de barco a procissão que vai da Praia do Santo Cristo até o Maceió.
• EMANCIPAÇÃO - já em 16 de julho acontece a Festa da Cidade. Um bolo gigante que cresce um metro a cada ano é distribuído para a população, trazendo também atrações como corrida de jegue, ciclismo, corridas, down wind de kite, wind e stand up, futebol, vôlei de praia, futvoleu, beach handebol, noitada esportiva no ginásio e esportes com badminton (peteca), Tênis de Mesa, Taekwondo, Ginástica Olímpica, Palhaços e Futsal. A festa finaliza com apresentação da Banda de Música local e o grupo de flauta doce da cidade.

• FESTA DO PADROEIRO - dia 29 de setembro, com missa, apresentações culturais, barracas de comidas típicas.

• HALLOWEEN DO SPAÇO MIX – sempre no ultimo sábado de outubro, a festa à Fantasia já é conhecida no Calendário local, com apresentação de bandas do Rio Grande do Norte.
• CINEMA NA PRAIA - a 2º edição da Mostra de Cinema de Gostoso no mês de Novembro de 2014 promete agitar a cidade com programações de alto nível, como na 1º edição. Este ano os organizadores prometem muitas surpresas... Aguardem!
• AUTO DE NATAL - Novamente o Grupo Nóis na Rua e o CDHEC/TEAR fazem bonito no espetáculo do nascimento de Jesus.
• REVEILLON - Diversas Festas em estabelecimentos diferentes e na Praia apresentação de Bandas Locais e queima de fogos.

HOSPEDAGEM

A cidade oferece hospedagem para todos os tipos de turistas. Do rústico ao temático, do econômico ao luxo, não faltam opções. São 50 meios de hospedagem para escolher.

GASTRONOMIA

Gostoso se destaca também com sua culinária noturna... paladares e sensações se espalham pela cidade alimentando todos os gostos e desejos com

mais de 30 restaurantes dos mais variados estilos. E completando as noites de sexta e sábado na temporada, apresentações ao vivo em diversos locais como Spaço Mix, com bandas, Maria Bonita, Girassol Bar, Gênesis e Jack Sparrow.

SITES e BLOGS
www.prefeituradogostoso.blogspot.com.br
www.saomigueldogostosobrasil.com
www.praiadogostoso.com
www.aquisefazgostoso.com.br
www.oportalsaomigueldogostoso.com.br

Fontes:
- Sr. Leonardo Godoy - (*) Em fevereiro de 1997, o Sr. Leonardo Godoy, morador, fez esta pesquisa com os habitantes mais antigos do lugar, na época, o Sr. Vicente Martins (Vicentinho), a Sra. Hermíndia Martins Vital, o Sr. Cícero Carneiro e o Sr. Severino Vinte.
- Aqui Se Faz Gostoso - Guia Turístico da Cidade.
- IBGE
- Blog www.prefeituradogostoso.blogspot.com.br
- http://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%A3o_Miguel_do_Gostoso

Ana Carolina Scheel
(84) 3263-4181 (84) 9163-1581 (84) 8114-3232 (84) 9644-8582
Secretária de Turismo e Comunicação.
Prefeitura Municipal de São Miguel do Gostoso - RN

Av. dos Arrecifes, 1668 - Centro - CEP: 59.585-000
www.prefeituradogostoso.blogspot.com.br

Marca Horizontal

Marca Horizontal

 

Marca Horizontal

Marca Horizontal

Marca Horizontal

Marca Horizontal

Go to top