Lang.

Menu
InícioNotíciasJornalistas estrangeiros visitam o projeto Caminhos de Pium.

Jornalistas estrangeiros visitam o projeto Caminhos de Pium.

Correspondentes internacionais em Natal para a abertura do PressPoint conheceram lugares de um projeto turístico do Sebrae.

Seis correspondentes de imprensa estrangeira no Brasil vindos de França, China, Portugal e Estados Unidos participaram nesta segunda—feira, 28, de uma visita ao projeto “Caminhos de Pium” do Sebrae promovida pelo Comitê Gestor do PressPoint UFRN. Iniciativa voluntária da Universidade Federal do Rio Grande do Norte em parceria com Governo do Estado, Prefeitura de Natal, FIERN e Sebrae, o PressPoint é um centro de apoio à imprensa para jornalistas estrangeiros que vão cobrir a Copa do Mundo em Natal. Os seis jornalistas que visitaram o projeto do Sebrae estão em Natal para participar do evento de lançamento do PressPoint que acontece neste terça-feira, 29, às 18:45 no Auditório de Educação Física da UFRN.

“Caminhos de Pium” é um projeto do Sebrae baseado no conceito de turismo de vivência e visa promover a interação de turistas com a cultura local. A Vila Feliz foi o primeiro passo do roteiro da visita, um lugar de grande importância para Pium, com valor histórico. Com 48 casas, todas seguindo o padrão arquitetônico da época colonial, atualmente a fila de espera para conseguir morar nesse lugar é muito grande. Entre 1670 e 1680, os padres orientavam na construção de aldeamentos que hoje são representados pelo fundador da Vila Feliz, Hélio de Oliveira.

Na segunda visita, os jornalistas estrangeiros tiveram a oportunidade de conhecer o belíssimo Resort Lagoa Azul. Com um estilo ecológico, o resort apresenta uma diversidade de pratos mediterrâneos e a possibilidade de andar de quadricíclo e relaxar com massagens. O dono do lugar, Silvio Ravagnani, falou sobre como surgiu à ideia do lugar: “A ideia do resort surgiu por acaso, foi uma forma de poder trabalhar pra me sustentar em um ambiente aonde tivesse natureza”, comentou.

Em seguida, os correspondentes conheceram a comunidade japonesa de Pium e entraram no fascinante mundo das Orquídeas de dona Gelza e seu esposo. O espaço fornece a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a cultura japonesa e sua culinária, já que imigrantes japoneses foram os primeiros fundadores da cidade de Pium. Segundo Gelza Matsunae, restam apenas duas famílias da antiga colônia japonesa no local.

Por ultimo, a visita ganhou toques espirituais no Recanto dos Anjos. O lugar é um espaço com umas pequenas diferenças dentro da linha de trabalho de terapia. São utilizados materiais recicláveis tirados da própria natureza da região sempre buscando o equilíbrio ecológico. A jornalista Phylis Lilian, dos Estados Unidos, pareceu surpresa com a importância das coisas naturais: “Fiquei muito impressionada de como tudo é tão espiritual”, disse e acrescentou: “Nunca vi isso em nenhuma região".

O projeto “Caminhos de Pium”, desenvolvido pelo Sebrae, fascinou todos os correspondentes estrangeiros hóspedes do PressPoint, que ficaram encantados com a importância dada às questões ambientais. Fabíola Ortiz, correspondente da Inter Press Service da Itália, afirmou ter descoberto em Natal uma oportunidade de turismo que agrega valor: “Um turismo que não seja voltado apenas para o consumo em massa”. 

Marca Horizontal

Marca Horizontal

 

Marca Horizontal

Marca Horizontal

Marca Horizontal

Marca Horizontal

Go to top